• drioliveira1902

Campanha do Outubro Rosa : "Quanto antes melhor!"


O mês de Outubro está começando e junto com ele a campanha do “Outubro Rosa”.


Essa iniciativa visa a conscientização da prevenção e do diagnóstico do Câncer de Mama.


Teve início aqui no Brasil no ano de 2002, mesmo ano em que o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera-SP) foi iluminado com a cor rosa, cor que representa a campanha. Em 2008, pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado na cor do Outubro Rosa, mostrando a força e a importância desta campanha.


Iniciada nos Estados Unidos em 1997, a ação foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.



O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.


A Fundação Susan G. Komen é a maior organização de câncer de mama do mundo. Desde a sua fundação já financiou mais de 920 milhões de dólares em pesquisa e forneceu mais de 2 bilhões em financiamento para programas de triagem, educação, tratamento e apoio psicossocial a milhões de pessoas em mais de 30 países em todo o mundo.

Neste ano a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.

Câncer de mama


Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro entre os homens, mas não impossível. Geralmente a doença é diagnosticada em exames de rotina (autoexame das mamas) quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem.

  • É extremamente importante conhecer o próprio corpo, se conhecer, assim fica mais fácil encontrar qualquer alteração.

  • O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. Por isso é muito importante conhecer melhor sobre a doença e sua prevenção, quanto mais cedo descoberta mais eficaz será o tratamento.

Durante todo este mês de Outubro traremos conteúdos relacionados à campanha com muita informação para prevenção, dicas de alimentação, atividade física e autocuidado.


Escrito por Fisioterapeuta Adriele de Oliveira

Crefito 237712-F


22 visualizações
VOLTAR AO TOPO

© 2020 por Simoni Sayuri Serikawa - Wix.com