• drioliveira1902

O método Pilates na dor lombar



Provavelmente em algum momento da vida você já tenha sentido dor na coluna lombar, principalmente após permanecer muito tempo sentado, deitado e/ou em pé; essa dor pode surgir após uma noite mal dormida ou depois daquela longa viagem ao litoral e assim permanecer por dias ou meses e gerar muitos incômodos!

Se você não passou por nenhum episódio de dor pode se considerar um grande sortudo já que cerca de 80% das pessoas em algum momento de suas vidas já relataram um episódio de dor.


Bom, agora que você já sabe que é muito comum sentir dor na coluna lombar deve estar se perguntando: como podemos ajudar?


- A resposta pode ser mais fácil do que você imagina, com PILATES!!!


Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, inicialmente foi chamado de Contrologia, que por sua vez compreendia um programa de exercícios que trabalha corpo e mente simultaneamente, mantendo os dois em equilíbrio. Porém a técnica acabou sendo conhecida mundialmente como Pilates devido ao nome do seu inventor.

O Método Pilates surge como alternativa para manter o corpo ativo. Por meio da realização da atividade de forma regular, é possível alcançar bem-estar geral ao indivíduo, melhorando a força, a flexibilidade, a postura, o controle motor, bem como a consciência e a percepção corporal.


Os movimentos são realizados utilizando seus princípios, que são: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão, controle, consciência corporal e relaxamento, buscando desenvolver o equilíbrio musculoesquelético, a respiração apropriada e o alinhamento postural.

Importância do Método para a Dor Lombar!

O método tem sua importância no tratamento das lombalgias através do fortalecimento da musculatura abdominal (mais especificamente do músculo transverso do abdome). O Transverso do abdome tem a função de estabilização da coluna vertebral, tendo em vista que os quadros de lombalgia podem ter relação com fraqueza abdominal.

O Pilates é capaz de proporcionar o ganho de força nesta musculatura permitindo a melhora na funcionalidade e a qualidade de vida do indivíduo, podendo contribuir para a diminuição da dor.

Além do ganho de força, o Pilates permite o aumento da flexibilidade muscular sendo que a falta de flexibilidade também causa dores, desconfortos e limitações articulares, logo se acredita que o método contribui muito para o alívio da dor lombar, pois promove a melhora da flexibilidade.

Pilates na prática!


Muitas vezes os exercícios mais fáceis são aqueles capazes de proporcionar melhores benefícios. Sendo assim, separamos alguns exercícios para ganho de força, mobilidade, estabilização da coluna e alongamento!


(Ao realizar algum dos exercícios propostos LEMBRE-SE: Não deve haver dor durante a realização do exercício, caso ocorra pare a execução).


1) MOBILIDADE


Execução do exercício:

- Com um joelho apoiado no chão, mantenha a outra perna com o joelho a 90°.

Estique os braços para frente, na altura dos ombros, e abrindo os braços, gire o tronco em direção a perna que está ajoelhada.

Faça esse movimento 10 vezes, e troque o lado.



2) FORÇA


Execução do exercício:

- Deite-se e mantenha os pés apoiados no chão, na linha do quadril.

- Levante o tronco fazendo uma ponte, e em seguida, afaste os joelhos, passando o peso para a lateral do pé.

- Repita 10 vezes esse movimento, e depois desça o quadril.



3) ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA


Execução do exercício:

- Posição inicial de quatro apoios; deixe uma almofada ou toalha dobrada apoiada nos joelhos para evitar sentir dor durante o movimento.

- Com muito cuidado, retire uma perna esticando para trás e a seguir, estique o baço (do lado contrário ao da perna) para frente até que seu corpo fique bem alinhado, retorne a posição de descanso.

- Faça 10 repetições deste movimento e depois repita o mesmo do outro lado.


4) ALONGAMENTO


Execução do exercício:

- Deite-se de barriga para cima, e abrace uma perna, levando um joelho o mais próximo do tronco que conseguir.

- Mantenha por 30 segundos e troque a perna.
















Selecionamos apenas alguns dos inúmeros exercícios que existem no Pilates e que promovem melhora das dores na lombar e melhora na qualidade de vida!


O mundo do Pilates é incrível e permite que você aprenda melhor sobre seu corpo e como o exercício é capaz de transformar sua vida!

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Aproveite as dicas e bora se movimentar!!!

Escrito por Fisioterapeuta Adriele de Oliveira

Crefito 237712-F

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