top of page

O uso correto da máscara de proteção na Covid-19



2020 trouxe com ele um acessório não muito interessante, porém fundamental para a nossa saúde e segurança individual e coletiva : A MÁSCARA!

Durante todo este ano muito se falou em priorizar o coletivo, do quanto é importante se cuidar para assim cuidar do próximo, como numa corrente de atitudes positivas transmitindo o autocuidado! O uso da máscara é a representação viva do quanto você tem se importado com a saúde em tempos de Covid 19.

As máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de medidas para suprimir a transmissão do coronavírus e salvar vidas. O uso somente delas, sem outras ações, é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção contra a COVID-19.

É extremamente importante estar ciente de que deve-se manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras (ou seja, evitar aglomerações), limpar frequentemente as mãos e evitar tocar no rosto e na máscara.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza um documento que é constantemente atualizado, segundo as novas descobertas e a evolução do corona vírus, com medidas de segurança e proteção. A última atualização ocorreu no dia 09 de dezembro de 2020 e trouxe as seguintes recomendações:


Uso de máscaras cirúrgicas (ou médicas) são recomendadas para:


‣ Trabalhadores de saúde;

‣ Qualquer pessoa com sintomas sugestivos de COVID-19, incluindo pessoas com sintomas leves;

‣ Pessoas que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 fora das unidades de saúde;

‣ Pessoas com 60 anos ou mais, quando estão em áreas de transmissão generalizada e não podem garantir uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas; ‣ Pessoas de qualquer idade com comorbidades de base, como doença cardiovascular ou diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular e imunossupressão;



Uso das máscaras de tecidos não cirúrgicas:


Usada quando você estiver em uma situação em que a área de transmissão seja generalizada, onde o distanciamento físico de pelo menos 1 metro não é possível, tais como : como transporte público, lojas ou outros ambientes confinados ou lotados – a OMS aconselha os governos a incentivarem a população em geral a usar máscaras não cirúrgicas de tecido.

A combinação ideal de materiais para máscaras de tecido não-cirúrgicas deve incluir três camadas:

1) uma camada mais interna feita de material hidrofílico (por ex., algodão ou misturas de algodão);

2) uma camada mais externa feita de material hidrofóbico (por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário;

3) uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.



Como usar e cuidar de uma máscara de tecido

⁙ Como usar corretamente:

- Limpe as mãos antes de colocar a máscara. - Inspecione a máscara para verificar a existência de rasgos ou buracos, não use uma máscara que esteja danificada. - Ajuste a máscara para cobrir sua boca, nariz e queixo, sem deixar lacunas nas laterais. - Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando. - Troque sua máscara se estiver suja ou molhada. -Limpe as mãos antes de tirar a máscara. - Retire a máscara removendo-a por trás das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara. -Limpe as mãos após remover a máscara.


Cuidados corretos:

-Se a sua máscara de tecido não estiver suja ou úmida e você planeja reutilizá-la, coloque-a em um saco plástico descartável limpo e hermeticamente fechado. Se você precisar usá-la novamente, segure a máscara nas alças elásticas ao removê-la do saco. -Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente e de preferência com água quente (pelo menos 60 graus) pelo menos uma vez por dia. -Se não houver água quente, lave a máscara com sabão/detergente e água à temperatura ambiente, seguida de fervura da máscara por 1 minuto. Outra opção é embeber a máscara em cloro a 0,1% por 1 minuto e enxaguá-la completamente com água em temperatura ambiente (não deve haver nenhum resíduo tóxico de cloro na máscara). -Garanta que você possui sua própria máscara e não a compartilhe com outras pessoas.


Como usar uma máscara cirúrgica

⁙ Como colocar corretamente:

-Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão -Inspecione a máscara quanto a rasgos ou buracos; não use uma máscara que foi usada anteriormente ou está danificada. -Verifique qual lado é o topo – geralmente é onde a tira de metal está -Em seguida, identifique o interior da máscara, que geralmente é o lado branco. -Coloque a máscara no rosto, cobrindo o nariz, a boca e o queixo, certificando-se de que não haja espaços entre o rosto e a máscara. -Aperte a tira de metal para que ela se molde ao formato do seu nariz. -Lembre-se, não toque na frente da máscara enquanto a estiver usando para evitar contaminação; se você tocar acidentalmente, limpe as mãos.

Como remover corretamente: -Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão -Remova as tiras por trás da cabeça ou orelhas, sem tocar na frente da máscara. -Ao remover a máscara, incline-se para frente e afaste-a do rosto. -As máscaras cirúrgicas são para uso único apenas; descarte a máscara imediatamente, de preferência em uma lixeira fechada. -Limpe as mãos depois de tocar na máscara. -Esteja ciente da condição da máscara e a substitua se ficar suja ou úmida.



Não deixe de usar a máscara, lave as mãos constantemente, evite aglomerações! Cuide de você e do próximo! A pandemia ainda não acabou e não podemos deixar o cansaço nos vencer!








Fonte:

Opas/OMS

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page