top of page

Durma melhor!



Segunda-feira muitas vezes começa de uma forma arrastada, pois nós desregulamos o nosso sono no final de semana, dormimos tarde, ficamos vendo filmes ou super bowl, e assim vai. E parece que leva a semana toda às vezes para recuperar, e entramos num ciclo vicioso.


Porém dormir bem é essencial para a saúde. O sono ajuda a manter várias funções vitais do organismo, é aliado ao emagrecimento, redução de estresse, ganho de massa muscular, aprendizado, entre muitas outras coisas.


E então, como dormir melhor? Já sabemos que manter a rotina (mesmo aos finais de semana), diminuir consumo de cafeína, álcool e nicotina, e comer comidas mais leves durante a noite ajudam. Se não está fazendo isso, é uma boa forma de começar, mas aqui vão outras 5 dicas:


  1. Evite fazer exercícios intensos antes da hora de dormir. Deixe para até 2 ou 3 horas antes de se deitar. Para algumas pessoas pode fazer com que a cabeça demore mais para relaxar e se desligar.

  2. Se você usa medicamentos, converse com seu médico para ver os melhores horários para tomá-los. Vários medicamentos podem causar sono ou nos deixar mais alertas.

  3. Evite ficar deitado na cama por muito tempo, esperando o sono chegar. Isso pode te deixar mais ansioso e frustrado, fazendo seu cérebro associar a cama com "ficar acordado". Se não começar a ficar sonolento dentro de 25 a 30 minutos, levante-se e faça algo relaxante até ficar com sono novamente.

  4. Crie uma rotina relaxante antes de dormir, como ler, ouvir música ou alongamentos leves. Escrever tudo que te preocupa antes de dormir também pode ajudar.

  5. Tome sol! Expor-se ao sol pelo menos 30 minutos por dia pode ajudar a regular padrões de sono. Tente se expor logo pela manhã a luz solar, assim que acordar, que o deixará mais alerta para o dia.


Quer saber mais, um bom livro para ler é o "Por que nós dormimos?" do autor Matthew P. Walker (professor da Universidade da Califórnia, Berkeley). Ele também tem vários vídeos e entrevistas em podcasts.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page