Durma melhor!
- Equilíbrio Corporal 
- 14 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Segunda-feira muitas vezes começa de uma forma arrastada, pois nós desregulamos o nosso sono no final de semana, dormimos tarde, ficamos vendo filmes ou super bowl, e assim vai. E parece que leva a semana toda às vezes para recuperar, e entramos num ciclo vicioso.
Porém dormir bem é essencial para a saúde. O sono ajuda a manter várias funções vitais do organismo, é aliado ao emagrecimento, redução de estresse, ganho de massa muscular, aprendizado, entre muitas outras coisas.
E então, como dormir melhor? Já sabemos que manter a rotina (mesmo aos finais de semana), diminuir consumo de cafeína, álcool e nicotina, e comer comidas mais leves durante a noite ajudam. Se não está fazendo isso, é uma boa forma de começar, mas aqui vão outras 5 dicas:
- Evite fazer exercícios intensos antes da hora de dormir. Deixe para até 2 ou 3 horas antes de se deitar. Para algumas pessoas pode fazer com que a cabeça demore mais para relaxar e se desligar. 
- Se você usa medicamentos, converse com seu médico para ver os melhores horários para tomá-los. Vários medicamentos podem causar sono ou nos deixar mais alertas. 
- Evite ficar deitado na cama por muito tempo, esperando o sono chegar. Isso pode te deixar mais ansioso e frustrado, fazendo seu cérebro associar a cama com "ficar acordado". Se não começar a ficar sonolento dentro de 25 a 30 minutos, levante-se e faça algo relaxante até ficar com sono novamente. 
- Crie uma rotina relaxante antes de dormir, como ler, ouvir música ou alongamentos leves. Escrever tudo que te preocupa antes de dormir também pode ajudar. 
- Tome sol! Expor-se ao sol pelo menos 30 minutos por dia pode ajudar a regular padrões de sono. Tente se expor logo pela manhã a luz solar, assim que acordar, que o deixará mais alerta para o dia. 
Quer saber mais, um bom livro para ler é o "Por que nós dormimos?" do autor Matthew P. Walker (professor da Universidade da Califórnia, Berkeley). Ele também tem vários vídeos e entrevistas em podcasts.




Comentários