top of page

Os perigos de realizar estratégias de emagrecimento utilizando jejum intermitente ou dietas da moda



Os perigos de realizar estratégias de emagrecimento utilizando jejum intermitente ou dietas da moda como a cetogênica, low carb ou restritivas.

Na ausência de nutrientes, a longo prazo, o organismo sofre alterações importantes, como queda ou enfraquecimento do cabelo, constipação intestinal, osteoporose, anemia, desidratação, atividade mental comprometida, dificuldade de concentração, ansiedade e irritação.


Quando ficamos longos períodos sem a ingestão correta de alimentos, nosso organismo entende que está sendo privado de combustível e cria mecanismos para economizar energia, reduzindo a velocidade do metabolismo e diminuindo o gasto energético do organismo. Essas adaptações geram perda de massa muscular e acúmulo de gordura.


Outro ponto importante é a alimentação antes de realizar exercícios. Quando estamos em jejum e realizamos uma atividade física, nosso organismo precisa buscar energia de algum local do corpo, pensamos que a gordura será a primeira alternativa do organismo, mas é aí que nos enganamos, a primeira via de energia é a glicose armazenada nos músculos na forma de glicogênio muscular e temos uma reserva no fígado. Após a utilização desse glicogênio, a segunda alternativa mais rápida são os aminoácidos presente nos músculos, por isso ocorre o catabolismo muscular, para recrutar energia para realizar os exercícios.


Portanto, a literatura científica recomenda fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia, mantendo o organismo alimentado, fazendo ele entender que não precisa reduzir a velocidade do metabolismo e o gasto energético, promovendo a utilização de gordura como fonte de energia.


Antonio Carlos - Nutricionista CRN - 36627

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page