Por que fazer exercícios?

A pandemia finalmente parece que está dando uma trégua, e com isso muitas pessoas voltando as atividades pré-pandêmicas, ou iniciando algo novo.


LEMBRAR que mesmo assim devemos manter vários cuidados!!!






O que aconteceu para muitas pessoas é que alguns quilos foram acrescentados a balança. Assim, muitas pessoas estão recorrendo aos exercícios novamente para emagrecer... mas já sabemos que não são os exercícios que nos fazem perder peso. Então por que fazer exercícios?


Estudos mostram que fazer exercícios recomendados para uma saúde boa, como caminhada de intensidade moderada, de 30 minutos por dia, 5 dias por semana, ajuda muito pouco ou nada no emagrecimento.


Associados à dieta, os exercícios se mostraram tão efetivos quanto somente a dieta.


Para realmente perder peso com exercícios, teríamos que fazer muito mais tempo de atividade que temos disponível no nosso dia, e ainda por cima, não ingerir calorias a mais, que vai ser difícil, pois seu corpo estará pedindo por isso.


Então o que ocorre são muito mais pessoas decepcionadas com os resultados da balança após semanas de academia, e o hábito de fazer exercício como castigo, caso tenha exagerado na boca no final de semana. Um outro estudo pediu para mulheres classificarem em palavras o que é exercícios para elas; as mulheres que associaram a "calorias" ou " peso" era consideradas as "modeladoras de corpo", e as que associaram com outras palavras eram as "não-modeladoras de corpo". Os grupos pesavam em média a mesma quantidade, porém

as "modeladoras de corpo" tinham maior tendência em ver o exercício como penitência e as "não-modeladoras de corpo" como algo que as faziam se sentir bem; provavelmente devido a essas atitudes que as "modeladoras de corpo" se exercitavam consideravelmente menos que as outras.


Assim o exercício deve ser focado no nosso bem-estar geral; uma atividade que nos deixa mais focado e no controle de nossas vidas, além obviamente de ajudar na prevenção de doenças cardíacas, cânceres, diabetes, demência, depressão, melhora o sistema imunológico, ajuda com as dores músculo-esqueléticas, melhora o sono, melhora o sexo e nos faz sentir mais dispostos.


E para somar, se vamos falar de estética, por mais que ele não ajude no emagrecimento, ele ajuda a não engordar e ajuda a modelar o corpo.


E aí, qual o motivo de você se exercitar?



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo